12 Aldeias Históricas de Portugal



1 - Monsanto


No distrito de Castelo Branco, mais apropriadamente no concelho de Idanha-a-Nova podemos encontrar a aldeia mais portuguesa de Portugal que se trata de Monsanto.
Monsanto é uma aldeia que fica localizado no alto de um monte e o seu castelo fica localizado no pico do monte a cem metros do nível do mar.
O local antes de ser território de Portugal, Monsanto era um território dos mouros que habitavam no sope do monte, mas na metade do século XI D. Afonso Henriques derrotou os mouro, em 1165 as terras foram doadas ao rei, que mandou construir um castelo no topo do monte e povoou o lugar, dando o nome de Monsanto, entre 1174 a 1853 Monsanto foi sede de concelho, depois disso Monsanto passou a pertencer do concelho de Idanha-a-Nova.


 2 - Idanha-a-Velha


Ainda do concelho no concelho de Idanha-a-Nova, muito perto de Monsanto podemos encontrar uma outra aldeia histórica de Portugal que se trata de Idanha-a-Velha.
Antes de ser território português Idanha-a-Nova era uma cidade romana conhecida como Civitas Igeaditanorum (Cidade dos Igeditanos), no tempo dos visigodos foi conhecido por Egitânia, nessa época foi construída a Igreja de Santa Maria, depois disso o local foi conquistado pelos mouros que tornaram a igreja noma mesquita e mudaram o nome para Idânia, só no reinado de D. Sancho I o local foi reconquistado por Portugal e alteraram o nome para Idanha, que mandou construir uma muralha e a mesquita voltou a se tornar Igreja e mais tarde passou a ser considerada como Sé.
No século XIII o local passou a ser conhecido como Idanha-a-Velha já que a alguns quilómetros batizaram uma um local de Idanha-a-Nova.
Em 1821 Idanha-a-Velha tornou-se sede de concelho mas quinze anos depois, perdeu a sede de concelho para Idanha-a-Nova.


3 - Castelo Novo


No concelho do Fundão podemos encontrar mais um aldeia histórica de Portugal, que se trata de Castelo Novo.
Castelo Novo foi criada possivelmente para substituir Castelo Velho, que possivelmente situava-se na aldeia ou situava-se no topo da Serra da Gardunha.
Na primeira metade do século XIII, Castelo Novo se tornou sede de concelho, durante os anos que foi concelho o castelo de Castelo Novo foi recuperado e melhorado, o concelho foi extinto em 1835 passando para Alpedrinha e em 1855 passou para o Fundão.
Em Castelo Novo podemos encontrar chafarizes que correm as águas do Alardo, uma água que nasce muito próximo da aldeia.


4 - Belmonte


Belmonte é uma das duas vilas que está na rota das Aldeias Históricas de Portugal, Belmonte é um dos concelho do distrito da Guarda.
Em 1199, D. Sancho I concedeu o primeiro foral as terras com o objetivo de povoar as terras que na altura pertencia ao Bispo de Coimbra, que era habitada por portugueses e alguns judeus resistente da Península Ibérica, em 1258 o castelo de Belmonte começou a ser construído, depois de ser construído o castelo foi residência da família Cabral, a pessoa mais conhecida desta família foi o navegador Pedro Alvares Cabral.
Durante o período da inquisição, alguns judeus foram obrigados a converter-se ao cristianismo, mas em segredo mantiveram os costumes do judaísmo, em 2005 foi inaugurar o Museu Judaico de Belmonte.


5 - Almeida


Almeida é a outra vila da rota das Aldeias Históricas de Portugal, Almeida é um concelho do Distrito da Guarda.
Almeida é uma vila cercada por uma muralha do século XVII, que antes desta data possuia um castelo que nos dias de hoje está em ruinas.
Em 1190, D. Sancho I conquistou o território, povoando Almeida, depois de várias batalhas pelo território, os habitantes saíram de Almeida e só no reinado de D. Dinis, Almeida foi habitável e foi construído um castelo, que durou até à restauração, quando foi construído um forte ao redor de Almeida.


6 - Trancoso


Trancoso é a única cidade que está inserida na rota das Aldeias Históricas de Portugal, Trancoso é um dos concelhos do distrito da Guarda.
Antes de nascer Portugal, Trancoso fazia parte do Condado Portucalense e com a criação do reino de Portugal, Trancoso ficou no território português.
Durante vários séculos Trancoso foi alvo de vários ataque por parte de forças muçulmanas e forças de Castela.
Em 1921 o castelo de Trancoso foi classificado como Monumento Nacional.
Em 2004 Trancoso foi elevado de vila para cidade.


7 - Sortelha


Localizado no concelho do Sabugal, no distrito da Guarda podemos encontrar a aldeia de Sortelha, considerada uma das aldeias mais maravilhosas de Portugal.
Na época da reconquista cristã, Sortelha era uma defesa fronteiriça e era disputada por Portugal e Castela, só ficando de vez no território de Portugal no reinado de D. Sancho I.
Sortelha esteve envolvido em várias operações militares, entre elas a Guerra Peninsular.
Em 1855, depois de 557 anos, Sortelha deixou de ser sede de concelho e depois disso o castelo entrou em decadência.
Em 1910 o castelo de Sortelha foi classificado como Monumento Nacional.


8 - Marialva


No concelho de Meda, no distrito da Guarda podemos encontrar mais uma Aldeia Histórica de Portugal que se trata da aldeia de Marialva.
Em 1179 Marialva estava despovoada, então D. Afonso Henriques mandou povoar e concedeu-lhe o primeiro foral.
Durantes muitos anos o castelo de Marialva pertenceu à família Távora mas depois do processo dos Távoras o castelo caiu em decadência.
Até 1855 Marialva foi concelho e tornou-se uma freguesia do concelho de Vila Nova de Foz Côa até 1872 que mudou para o concelho de Mêda.
Nos dias de hoje a população de Marialva vive no exterior das muralhas.


9 - Castelo Mendo


Castelo Mendo é uma aldeia situada num concelho que também faz parte da rota das Aldeias Históricas de Portugal que se trata do concelho de Almeida.
Castelo Mendo é uma aldeia cercada por uma muralha que dos meados do século XII e melhorada no século XIII.
Em Castelo Mendo podemos ver a sepultura do fidalgo Miguel Augusto Mendonça Corte Real.
Castelo Mendo foi apoderado por Portugal no reinado D. Sancho I, até 1855 Castelo Mendo foi sede de concelho, depois disso tornou-se uma freguesia de Almeida.
Em 2013 Castelo Mendo se uniu com outras pequenas freguesias vizinhas.


10 - Castelo Rodrigo


Localizado no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, Castelo Rodrigo é mais uma das Aldeias Históricas de Portugal.
Castelo Rodrigo foi sede de concelho entre 1209 a 1836.
Entre 1209 a 1297, Castelo Rodrigo foi disputado por Castela e Leão e Portugal, passando definitivamente para mão portuguesas em 1297.
A partir do século XVIII, Castelo Rodrigo começou a perder importância, e as pessoas começaram a deixar as casas e mudarem-se para Figueira, que mais tarde passou a chamar-se Figueira de Castelo Rodrigo.
Depois de 1836, Castelo Rodrigo passou a ser um praticamente local abandonado, até 1991 quando foi criado o programa da Aldeia Históricas de Portugal, que levou algumas pessoas a recuperar o local.


11 - Linhares da Beira


Linhares da Beira também conhecida como Linhares é uma aldeia situada no concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, que está inserida na rota das Aldeias Históricas de Portugal.
Em 1169, Linhares da Beira se tornou sede de concelho quando D. Afonso Henriques concedeu a Linhares da Beira o foral, com objetivo de promover o seu povoamento e a sua defesa.
No reinado de D. Sancho I foi construído um castelo primitivo que foi importante para a defesa contra as investidas do reino de Leão.
Só no reinado de D. Dinis o atual castelo foi construído, o rei deu os domínios de Linhares da Beira ao seu filho Fernão Sanches.
Em 1855 Linhares da Beira deixou de ser sede de concelho.


12 - Piódão


Piódão é uma aldeia que se situa no concelho de Arganil, no distrito de Coimbra.
Piódão é a única Aldeia Histórica de Portugal que não possui história e a única que é composta por casas de xisto.
Na época medieval em Piódão só tinha um mosteiro de Cister, que já não há vestígios na atualidade, algum tempo depois da construção do mosteiro as pessoas de Casas de Piódam, um lugar perto de Piódão, começaram a construir casas junto ao mosteiro.
Nos dias de hoje, Piódão é uma das aldeias de Portugal mais visitadas por causa da sua beleza derivado às casas de xisto.

Comentários