História de Portugal - O popular D. Luís I


Com a morte D. Pedro V e a falta de filhos o trono ficava para D. Luís que na altura da morte do irmão estava a viver fora do país, que voltou de seguida a Portugal.
Em Dezembro de 1861 D. Luís I foi aclamado rei de Portugal, mas o rei ainda era solteiro.
Em Setembro de 1862 D. Luís I casou-se D. Maria Pia por procuração e passado algum tempo a rainha chegou a Portugal e na chegada o casamento foi ratificado na Igreja de São Domingos em Lisboa.

Retificação do casamento de D. Luís e D. Maria Pia

D. Luís I tornou-se popular por abolir a pena de morte e a escravatura no Reino de Portugal, o início da construção dos portos de Lisboa e de Leixões, a construção do Palácio de Cristal, o alargamento da rede de estrada e dos caminhos-de-ferro e a publicação do primeiro código civil.
Em 1884 foi efetuada a conferência de Berlim, que definiu a partilha de África entre Portugal, França, Inglaterra, Bélgica e Alemanha, que criou o mapa Cor-De-Rosa.
No seu reinado foi criado vários partidos políticos que foram o Partido Reformista, o Partido Operário Socialista, o Partido Progressista e o Partido Republicano.
D. Luís I era uma homem ciências e investiu parte da sua fortuna em projetos cientifico e em barcos de pesquisa oceanográfica.
D. Luís I seguiu os passos de D. Maria II, sua mãe, ao ter mandado construir e fundar várias associações sociais.
Em 1889 D. Luís morre aos 51 anos deixando o seu trono a D. Carlos I.

Comentários