Lugares Abandonados - Mosteiro de Santa Maria das Júnias

Mosteiro de Santa Maria das Júnias, em Montalegre

O Mosteiro de Santa Maria das Júnias, é mais um mosteiro que ficou em ruínas por causa da extinção das ordens religiosas, este mosteiro situa-se em Pitões das Júnias, a cerca de 22 quilómetros de Montalegre.
O mosteiro situa-se no fundo de um vale, junto a um rio, para lá chegar as pessoas deixam os veículos num parque de estacionamento e caminhar cerca de 350 metros para lá chegar, muitos podem aproveitar zona verde ao redor para acampar.
No século IX, este mosteiro foi fundado, cujo a implantação obedeceu ao critério do isolamento, há quem diga que o mosteiro poderá remontar ao período pré românico.
O atual mosteiro e o seu templo foram erguidos no século XII, antes da fundação de Portugal, eram ocupados pelos monges de São Bento.

Interior do Mosteiro de Santa Maria das Júnias

No século XIII, o mosteiro passou a seguir a regra da ordem de Cister, ficando agregado à abadia de Oseira, na Galiza, nesse mesmo século foi concluída a construção do claustro, e nesses anos o mosteiro foi enriquecendo devido à obtenção das terras do barroso e da Galiza.
No século XIV, o mosteiro sofreu obras de manutenção e aproveitando essas obras, ampliaram a capela-mor.
Na primeira metade do século XVIII, o mosteiro foi restaurada a nível de madeiramento e do lajeamento, e redecorada com retábulos em talha dourada, na segunda metade desse século o mosteiro entrou em decadência, acabando por perder monges e rendimentos.
Mas em 1834, a extinção das ordens religiosas resultou no fim deste mosteiro, o ultimo monge passou a exercer a função de Pároco de Pitões das Júnias-
No século XIX, o Mosteiro de Santa Maria das Júnias sofreu um devastador incêndio que destruiu uma parte do mosteiro.
Em 1950, o mosteiro foi classificado como Monumento Nacional.

Exterior do Mosteiro de Santa Maria das Júnias

Em 1986, a Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, começaram obras de melhoramento e recuperação.
Em 1994 e 1995, o Parque Nacional da Peneda-Gerês promoveu uma intervenção arqueológica no claustro e na cozinha do mosteiro.
A igreja é o único edifício que permaneceu in
teiro e anualmente é palco de uma romaria, mais precisamente no dia 15 de Agosto, nesse dia as pessoa têm oportunidade de conhecer a igreja.

Algumas imagens do Mosteiro de Santa Maria das Júnias:














Marcos Martins

Comentários