Curiosidades M87 - Volfrâmio, o ouro negro



Volfrâmio, mais conhecidos por tungsténio, é um metal de cor cinza escura também conhecida por ouro negro, era conhecido por ser uma material duro e resistente e que servia para armas como granadas e misseis, para peças de automóveis, para peças de joalharia e para materiais elétricos.

Volfrâmio

Este metal foi descoberto nos Montes Metalíferos na parte alemã, no século XVI, quando que na tentativa de encontrar estanho, os mineiros descobriram um novo minério, deram o nome de Wolfrâmio (volfrâmio em português) que derivava do alemão "wolf rahm".
Em 1761, o geólogo e mineralogista Johann Gottlob Lehmann fundiu pela primeira vez cristais puro do mineral em nitrato de sódio.
Em 1779, Peter Woulfe após examinar o mineral concluiu que continha uma nova substância.
As primeiras aplicações do volfrâmio foi em 1847 na química, em 1855 no aço, em 1903 em filamentos e em 1913 em carbetos.
Durante o século XX, o volfrâmio teve um grande impacto devido ao uso do mineral para o armamentos, por causa das guerras que houve nesses anos.
Mas com os fim das guerras o volfrâmio sofreu uma enorme crise, obrigando a fechar muitas minas muitas delas acabaram por ser abandonadas, permanecendo ainda abertas 35 minas em todo mundo e duas delas situada em Portugal.

As minas da Panasqueira entre a Covilhã e o Fundão


Minas do Tabuaço que esta em construção


Portugal teve várias minas no auge do minério situados em todos os distritos do norte e centro do país, que atualmente estão em ruinas.










Marcos Martins


Comentários