História de Portugal - D. Sancho I, o povoador


Com a morte de D. Afonso Henriques o seu filho Sancho era o herdeiro para o reino de Portugal, sendo o filho mais velho vivo de D. Afonso Henriques, Sancho foi coroado na Sé de Coimbra, escolhendo essa mesma cidade como centro do seu reino.



D. Sancho I teve como objectivo reconquistar o território ocupado pelos mouros, em 1189 depois de conquistar Alvor perdeu-a para os mouros, mas D. Sancho pretendia reconquistar Silves porque era um importante centro administrativo e económico do sul, com uma população estimada de 20000 pessoas. 



Nesse mesmo ano D. Sancho I e os seus soldados chegaram às portas de Silves e com eles vinham uma frota de barcos com cruzados, tomados pelo pânico, os mouros fugiram para o castelo, um mês e meio mais tarde os mouros se renderam dando a vitória aos portugueses. 
A posse de Silves foi efémera já que em 1190 um líder mouro cercou a cidade de Silves com um exército e com outro atacou Torres Novas, que apenas conseguiu resistir durante dez dias, devido ao rei de Leão e Castela ameaçar de novo o Norte.
Sancho I dedicou muito do seu esforço governativo à organização política, administrativa e económica do seu reino. Acumulou um tesouro real e incentivou a criação de indústrias, bem como a classe média de comerciantes e mercadores, também concedeu várias cartas forais, concedendo novas cidades.
Sancho I recebeu imigrantes de Flandres e Borgonha para povoar as novas cidades, a população portuguesa começaram a chamar o povoadores.
No ano de 1211, D. Sancho I morreu sendo sepultado em Coimbra.


Marcos Martins

Comentários