Hoje falaremos de uma personalidade que começou do zero e apesar dos percalços da vida se tornou um dos empresários mais importantes de Portugal e criou um império em várias áreas, o vinho, as azeitonas, Águas e o mais importante o café, hoje falaremos de Rui Nabeiro.
Rui Nabeiro nasceu em Campo Maior, no dia 28 de Março de 1931, a família era de origem humilde e devido à pobreza da família, aos 12 anos, Rui Nabeiro começou ajudar a mãe numa mercearia pequena em Campo Maior e ainda ajudava o pai e os tios na torrefação do café que estavam envolvidos no contrabando com Espanha, que na altura estava em guerra civil.
Aos 17 anos, a vida Rui Nabeiro sofreu uma grande reviravolta, seu pai morreu e devido a isso ele teve que assumir a pequena torrefação que o pai trabalhava.
Dois anos depois, Rui Nabeiro propôs aos seus tios para criar uma empresa para fornecer café para Espanha, os tios aceitaram e criaram a Torrefação Camelo.
11 anos depois, Rui Nabeiro propôs expandir o comércio para Portugal, mas os tios rejeitaram essa proposta, então Rui Nabeiro e os tios desfizeram a sociedade e Rui Nabeiro, a esposa e os filhos criaram a marca que iria tornar um império, a Delta Café, começando num armazém 50 metros quadrados.
Devido ao enorme sucesso que a marca teve em todo pais, Rui Nabeiro cria um entreposto comercial em Lisboa, no ano de 1963 e outro no Porto em 1964.
Em 1962 e em 1972, Rui Nabeiro foi nomeado como Presidente da Câmara de Campo Maior, mas nessas duas vezes Rui Nabeiro desistiu depois de um ano devido a divergências com alguns membros da Câmara.
Em 1982, Rui Nabeiro funda a marca Nova Delta, uma marca para separar a marca comercial e a marca industrial, essa nova marca tinha o objetivo de ser usada a marca na nova fábrica de torrefação, que seria a maior fábrica da Península Ibérica.
Em 1986, depois de 9 anos de presidência de Câmara de Campo Maior, Rui Nabeiro foi acusado pelo ministério público por fraude fiscal e associação criminosa, forçando a ter de fugir para Badajoz mas 17 meses depois, ao saber que não foi condenado, Rui Nabeiro regressou a Portugal, sendo recebido como herói pelas pessoas de Campo Maior.
Em 1994, Rui Nabeiro criou um pequeno museu do café.
Em 1995, Rui Nabeiro foi distinguido como comendador da Ordem Civil de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial e em 2006 voltou a ser novamente distinguido, nesta vez como Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique.
Em 2014, depois de sofrer obras o museu do café foi expandido e foi criado o Centro de Ciência do Café.
Durante os restos do anos de vida, Rui Nabeiro esteve sempre presente na sede da Delta Cafés.
No dia 19 de Março de 2023, Rui Nabeiro morre aos 91 anos, em Lisboa, sendo sepultado na sua terra natal, Campo Maior.



Comentários
Enviar um comentário