Rota das Aldeias Históricas de Portugal - Piódão


Piódão é a única Aldeia Histórica de Portugal que se situa no distrito de Coimbra, composta por casas de xisto e por não possuir castelo e fortaleza. 
Situa-se numa encosta da serra do Açor, Piódão é provavelmente, a aldeia histórica mais visitada de Portugal, devido a ser uma das sete maravilha de aldeia, ser considerado a mais bela aldeia de Portugal e aldeia presépio e foi classificado de Imóvel de Interesse Público.
A maioria das casas é constituída por casas de Xisto, com telhados de lousa, janelas e portas pintadas de azul, as capelas diferencia das restantes casas, porque as capelas e a igreja são pintadas em branco, as casas são todas juntas, sendo separada por pequenas ruas e ainda podemos ver em algumas ruas cursos de água que é utilizado para a agricultura.


Piódão não tem grande informações históricas, sabe-se que na época medieval em Piódão só tinha um mosteiro de Cister, que já não há vestígios na atualidade, algum tempo depois da construção do mosteiro as pessoas de Casas de Piódam, um lugar perto de Piódão, começaram a construir casas junto ao mosteiro.
No centro de Piódão podemos encontrar o Posto de Turismo e Núcleo Museológico de Piódão, onde está em exposição vários artefatos da aldeia e obras de arte a representar o modo de vida das pessoas de Piódão.
No centro também podemos encontrar a Igreja Matriz de Piódão, uma igreja construída na segunda metade do século XVIII, dedicada à Nossa Senhora da Conceição, durante o tempo que passou a igreja sofreu várias obras de recuperação e ampliação, no interior da igreja podemos encontrar as imagens da Nossa Senhora da Conceição, de São Miguel e São Sebastião.
Ao entrar para o interior da aldeia podemos encontrar a Capela das Almas, que no interior tem uma pintura das almas do purgatório, esta capela durante muitos anos foi a capela mortuária de Piódão e de algumas aldeias vizinhas.
Noutro ponto da aldeia podemos encontrar a Capela de São Pedro, um pequeno templo com a imagem de São Pedro no interior, uma imagem do século XVI e um pequeno sino.


Junto a Piódão podemos encontrar a Praia Fluvial de Piódão, uma praia fluvial que em 2016 foi galardoada com bandeira azul, que atesta a qualidade superior e as qualidades de infraestruturas de apoio e segurança.
A alguns quilómetros de Piódão podemos encontrar Foz D'égua, uma local onde se encontra o Rio Alvoco e a Ribeira de Piódão, quando tem muita água o local forma uma das paisagens mais bonitas de Piódão, e as pessoas aproveitam para fazer praia naquele local.

Comentários