Rota das Aldeias Históricas de Portugal - Castelo Mendo



No concelho de Almeida podemos encontrar outra Aldeia Histórica de Portugal que se trata de Castelo Mendo, uma pequena aldeia cercada por uma muralha medieval.
Castelo Mendo apesar de ser pequena, possui vários monumentos e a grande maioria das casas são da época medieval.
Castelo Mendo é mais uma das aldeias do interior que perdeu população, que atualmente ronda uma centena de pessoas, na sua maioria idosos.



Castelo Mendo, tornou-se importante durante o reinado de D. Sancho I, quando foi construído um castelo primitivo.
No reinado de D. Sancho II, Castelo Mendo recebeu a sua carta foral e devido a isso a população recebeu a primeira feira oficial do reino, realizado três vezes ao ano, uma na Páscoa, outra na altura do São João e outra na altura do São Miguel, cada uma tinha a duração de oito dias.
Nessa altura foi construído a primeira muralha com o objetivo de defender Castelo Mendo.
Durante o reinado de D. Dinis, como outros castelos da região, o castelo de Castelo Mendo foi reedificado e com o aumento da população foi construído a segunda cerca muralhada assim com a torre da menagem.
Após a reedificação, a população entrou em decadência, isso levou a vila a passar a ser couto homiziados.
Com o objetivo de recuperar população para Castelo Mendo, D. Manuel I concedeu um novo foral, mas não conseguiu ter resultado.
Durante a guerra da Restauração, a fortificação de Castelo Mendo foi renovada, por causa da proximidade de Espanha.
Com o terramoto de 1755, o castelo e a primeira muralha de Castelo Mendo foram totalmente destruídos, a segunda muralha sofreu alguns danos.
Durante a terceira invasão francesa, um pequeno grupo de soldados tentaram atacar Castelo Mendo, mas ao notar que era um lugar pequeno, os soldados recuaram.
Em 1855, Castelo Mendo perdeu a sede de concelho e partir dessa data entrou em decadência.


Em Castelo Mendo podemos encontrar a sepultura do fidalgo, o solar do fidalgo do século XIX, a muralha, várias casas medievais restauradas, pelourinho, as ruínas da igreja de Santa Maria do Castelo, as ruínas do Castelo, a igreja e o hospital da misericórdia, a igreja matriz, a antiga casa da câmara e o antigo tribunal.


A personalidade mais importante de Castelo Mendo foi Mendo Mendes, que foi o primeiro alcaide de Castelo Mendo e que deu o nome da aldeia.
António Fragoso de Albuquerque foi outra personalidade que viveu em Castelo Mendo, era o dono de Poço Velho, uma aldeia próxima de Castelo Mendo, e construiu um solar.
Miguel Corte Real é um fidalgo misterioso que está sepultado em Castelo Mendo, sabe-se era comendador da Ordem de São Bento de Avis e fidalgo da casa corte real, sabe-se que faleceu em Castelo Mendo, mas não se sabe a data da sua morte e se viveu em Castelo Mendo.

Comentários