Rota das Aldeias Históricas de Portugal - Almeida


Almeida é a Aldeia Histórica de Portugal que fica mais próxima de Espanha, para além disso Almeida é uma vila cercada por uma fortaleza em forma de estrela de 12 pontas do século XVII, devido a ser a vila mais próxima da fronteira e de ser o primeiro local de Portugal a ser atingido por ataque espanhóis.
Por causa da proximidade com a fronteira, Almeida se tornou um ponto importante no nível militar, possuindo um quartel, um picadeiro e um paiol, para além disso podemos encontrar várias casas de algumas figuras históricas, incluindo militares de alta patente.
 
Paços do concelho

Almeida foi conquistada aos mouros no ano de 1039, por Castela, mas em 1071 os mouros reconquistaram-na.
Em 1190, D. Sancho I, apoiado por D. Paio Guterres, conquistou Almeida para as mãos dos portugueses, mas os mouros não desistiram e ia tentando entrar em Almeida para reconquistá-la, devido a essas guerras, a população foi abandonando o local, deixando-a desabitada.
Para voltar a chamar pessoas para reabitar a cidade, D. Dinis mandou construir o castelo e concedeu o foral.
Em 1510, D. Manuel I concede um novo foral e promove Almeida como vila.
Durante a Guerra da Restauração, D. João IV ordenou construir uma fortaleza por causa da proximidade de Espanha.
Em 1810, soldados franceses entraram em Portugal pela terceira vez, com o objetivo de tentar conquistar Portugal, entrando por Almeida, os soldados cercaram Almeida e atacaram a vila, com resposta imediata dos soldados presente no local, nesse ataque uma bomba atingiu o castelo, local onde se localizava o paiol, onde estavam armazenados vários barris de pólvora e cerca de um milhão de cartuchos de infantaria, a explosão foi tão grande que destruiu o castelo medieval e as casas mais próxima do local, as pedras do castelo chegou às trincheiras francesas, praticamente todas as casas sofreram danos, nessa explosão morreram cerca de 500 pessoas, a maior parte foram habitantes, os franceses continuaram a bombardear a vila, até os soldados que defendiam Almeida se renderam.
Depois disso, Almeida foi reconstruída, menos o castelo, devido à destruição que foi tão grande que não haveria recuperação.

Ruínas do castelo de Almeida

Para além da fortaleza, em Almeida podemos encontrar o Picadeiro d'el Rey, o antigo quartel, casas de nobres e paiol, 

Picadeiro d'el Rey

Existe várias pessoas nascidas em Almeida, mas só um é que foi muito importante, que foi Frei Bernardo Brito, um frade da Ordem de Cister, conhecedor de latim, italiano, francês e espanhol, doutorado em teologia, escreveu uma obra muito importante sobre a história de Portugal até aquela altura, que se chamava Monarquia Lusitana.

Comentários