Especial de Natal 1 - A Missa do Galo


A Missa do Galo é uma celebração católica muito antiga, que acontece na passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro.
Na noite de 24 de Dezembro várias pessoas vão para as igrejas locais e esperam pelas 12 badaladas para que comece a celebração, a igreja aconselha que as pessoas vão sem jantar, para que depois da celebração as famílias se juntem e que seja servido uma ceia com uma mesa cheia de iguarias.


Conta a lenda que à meia-noite do dia 24 de Dezembro para o dia 25 um galo cantou bem forte, como nunca se tinha ouvido em outro animal, para anunciar a vinda do messias.
Outra lenda conta que em Toledo em Espanha, os lavradores locais matavam um galo, em memória daquele que cantou quando São Pedro negou Jesus três vezes, por ocasião da sua morte, depois do animal estar morto os lavradores levavam o galo à igreja para ser oferecidas aos pobres.


Na história a Missa do galo foi instituída no século V, na Basílica de Santa Maria Maior, após a aprovação no Concilio de Éfeso.
Nos primeiros séculos as pessoas tinham de fazer jejum, os fieis cantavam e rezavam na igreja que estava toda iluminava.
Depois as celebrações foram alterada como conhecemos nos dias de hoje.
Até mais ou menos ao meio do século XX as pessoa iam à missa do galo, depois disso cada vez foi menos pessoas a irem a celebração.
Atualmente são poucas as pessoas que vão à missa do galo, a ceia costuma a ocorrer antes da celebração.

Comentários