Lugares de Portugal - Citânia de Briteiros


A Citânia de Briteiros é um lugar arqueológico situado em Salvador de Briteiros, em Guimarães, que provavelmente é um dos lugares arqueológicos  mais conhecidos de Portugal.
A Citânia de Briteiros trata-se de uma antiga cidade, da idade do ferro, que permaneceu habitável durante a ocupação romana em Portugal devido à proximidade de Braga, que na altura era conhecida por Bracara Augusta, que na altura era uma das cidades romanas mais importantes da Península Ibérica.


Na Citânia as pessoas viviam em pequenas casas que davam para uma família e que viviam da agricultura e da caça, 
A Citânia permaneceu habitável até ao século III, quando o ultimo habitante da citânia saiu do local, depois disso as casas começaram a cair, chegando a desaparecer.
Em 1875 o arqueólogo Martins Sarmento descobriu as ruinas da Citânia de Briteiros e começaram a fazer escavações naquela zona.


Em 1910, a Citânia de Briteiros foi classificada como Monumento Nacional.
Na Citânia de Briteiros para além das ruinas das antigas construções destaca-se o templo cristão, as casas reconstruídas como eram na época que era habitável, a casa do conselho, local onde os chefes de família se reuniam para discutir os assuntos da citânia e o Balneário.
A Citânia tinha uma pequena muralha para defender o local de um possível ataque.





























Comentários