Lugares de Portugal - Vila do Touro


No concelho do Sabugal podemos encontrar uma aldeia que já foi sede de concelho e ainda possui vestígios de uma muralha medieval que faz parte da rota dos cinco castelos do concelho do Sabugal, que se trata de Vila do Touro.


No final do século XII, Vila do Touro foi reconquistado pelo reino de Portugal, que doaram a Vila de Touro à Ordem dos Templários que estabeleceram uma população.
No reinado de D. Afonso II, Vila do Touro recebeu o foral, com o objetivo de incentivar o seu povoamento e da sua defesa por causa da sua proximidade do Reino de Leão.
Durante o século XIII, foi construído o castelo de Vila do Touro, quando as muralhas estavam pronta e quando iam começar a construir no interior as obras foram suspensas devido a conflitos com o concelho da Guarda devido à criação do concelho de Vila do Touro.


No reinado de D. Dinis, Vila do Touro perdeu a sua importância devido ao novo limite fronteiriço, que colocava a fronteira a alguns quilómetros da vila.
Em 1510, D. Manuel I concede um novo foral a Vila do Touro mas a fortificação continuou no esquecimento.
Em 1836 Vila do Touro sofreu o seu maior abalo, devido à extinção do seu concelho.


Vila do Touro como a maioria das aldeias e vilas das beiras, vem sofrendo com o abandono e o envelhecimento da população, tendo registado em 1801 cerca de 1583 habitantes e nos dias de hoje possui cerca de 180 habitantes.






Comentários