Lugares de Portugal - Linhares da Beira



Linhares da Beira também conhecida como Linhares é uma aldeia situada no concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, que está inserida na rota das Aldeias Históricas de Portugal.
Durante o domínio romano, Linhares da Beira era uma pequena povoação vizinha de uma estrada romana que ligava Conimbriga ao nó viário da Guarda.
Durante o domínio muçulmano Linhares da Beira possuiu um castelo mouro, conta a lenda que a população de Linhares da Beira da época destruiu esse castelo.
Na reconquista cristã Linhares da Beira foi conquistada por Fernando I de Leão, que concedeu um foral.


Em 1169 D. Afonso Henriques concedeu a Linhares da Beira o foral, com objetivo de promover o seu povoamento e a sua defesa.
No reinado de D. Sancho I foi construído um castelo primitivo que foi importante para a defesa contra as investidas do reino de Leão.
Só no reinado de D. Dinis o atual castelo foi construído, o rei deu os domínios de Linhares da Beira ao seu filho Fernão Sanches.
No reinado de D. Fernando, Linhares da Beira foi cercada e invadida pelas forças de Castela e durante a crise de 1383 a 1385 apoiou Dona Beatriz e João I de Castela.


Depois da crise de 1383 a 1385 Linhares da Beira perdeu a importância estratégica e só no século XVII Linhares da Beira recebeu um relógio público que foi instalado na torre do castelo.
Em 1922 o castelo de Linhares da Beira que estava em elevado estado de degradação foi classificado como Monumento Nacional e na década de 40 foi alvo de intervenção.
Para além do castelo em Linhares da Beira podemos ainda encontrar a antiga casa da câmara e cadeia, a antiga hospedaria, a igreja matriz, a igreja da misericórdia, o Solar Corte Real, uma janela manuelina e o pelourinho.
Linhares da Beira é um ponto turístico muito visitado devido à sua aparência medieval.








































Comentários