Lugares de Portugal - Castelo de Almourol


Em Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém podemos encontrar um castelo que é muito visitado por turistas, que se trata do Castelo de Almourol.
O castelo de Almourol é o único castelo em Portugal que fica localizado numa ilha, localizada no rio Tejo, graças á sua localização o Castelo de Almourol é uma imagem de marca do Turismo de Portugal e foi finalista das sete maravilhas de Portugal.


Antes da reconquista cristã Almourol tinha uma pequena fortificação e na altura era chamada de Al-morolan.
Em 1129, D. Afonso Henriques conquista Almourol aos mouros e depois entregou aos templários que ficaram encarregue de povoar e cuidar o território, nesta fase o castelo foi alvo de obras, construindo a estrutura dos dias de hoje, obras concluídas em 1171.
O castelo tornou-se um ponto nevrálgico da zona do Tejo, controlando o comércio de azeite, trigo, carne de porco, frutas e madeira.
Em 1311 com a extinção da ordem dos templários o território passou para a ordem de cristo perdendo a sua importância.
Em 1755, com o terramoto de Lisboa, a estrutura do castelo foi danificada.
Na primeira metade do século XIX o castelo foi alvo de obras de recuperação e melhoramento.
Na segunda metade do século XIX devido á extinção das ordens religiosas o castelo foi entregue ao exercito português que são responsáveis do castelo nos dias de hoje.


Em 1910 o Castelo de Almourol foi classificado como monumento nacional.
Na época do Estado Novo o Castelo de Almourol foi adaptado para Residência Oficial da Republica Portuguesa, tendo lugar vários eventos oficiais.
Em 2006 foram inaugurados dois cais para que as embarcações transportassem turistas para visitarem o castelo.
Em 2013 iniciaram-se novas obras de restauro e de criação de um espaço museológico.
Atualmente existe mais dois cais que organiza viagens para o castelo de Almourol que são os cais de Arripiado e Vila Nova da Barquinha.
























Comentários