Lugares Abandonados - Quinta do Duque


Localizado em Vialonga, em Vila Franca de Xira podemos encontrar uma quinta que pertenceu ao duque de Lafões e nos dias de hoje está abandonado desconhecendo o seu dono, que se trata da Quinta do Duque.
Depois do terramoto de 1755 o Duque de Lafões, mandou construir um palácio numa quinta na zona de Vila Franca de Xira com medo de haver um novo terramoto.
Este edifício foi considerado por muitos a introdução do neoclassicismo em Portugal, e em volta do palácio possuía um jardim inspirado aos jardins de buxo franceses com um lago e várias estátuas.
No início do século XX o palácio foi alvo de um incêndio e após isso o palácio foi remodelado pelo proprietário daquela época.
Para além do Duque de Lafões, os herdeiros mais conhecidos foi o capitão de artilharia Félix da Silva Figueiredo e o Governador Civil de Lisboa e capitão de infantaria Artur Leal Lobo da Costa.
Mais tarde a quinta foi usada como armazém de produtos agrícolas.
Depois disso a Quinta do Duque foi abandonada, sendo alvo de assaltos, de destruição e de degradação de telhados e do interior.
Atualmente o edifício está em ruinas sem saber quem é o atual dono.
Em 2006 a Quinta do Duque foi rejeitada para classificar-se como monumento nacional e nesse mesmo ano a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira ponderou classificar a quinta como Imóvel Municipal, mas até aos dias de hoje nada foi feito.

Vídeo:

Imagens:









Comentários