Lugares abandonados - Matadouro industrial do Porto


Na cidade do Porto, mais precisamente na freguesia da Campanhã podemos encontrar um antigo matadouro que foi abandonado após de ser desativado e alterado o local da sua sede que se trata do matadouro industrial do Porto.
Em 1910 o engenheiro Avelino de Andrade projetou um edifício para ser o novo matadouro da cidade do Porto porque o antigo matadouro do Porto era pequeno.
Só em 1923 o matadouro do Porto entrou em funcionamento, só sendo inaugurado em 1932.
O matadouro apresentava vários edifícios com 3 naves constituídas por pórticos e janelas arqueadas semelhantes às igrejas.
Durante a sua existência o matadouro do Porto recebeu o gado do distrito do Porto e muitas vezes dos distritos vizinhos.
Com a diminuição de gado na cidade, o matadouro foi desativado, e depois disso o edifício foi utilizado de parque de estacionamento para os camiões do lixo e para a associação protetora de animais, mas em 2002 a associação mudou de sede e o estacionamento de camiões de lixo também mudaram de local, ficando o edifício abandonado.
Durante o período que esteve abandonado o matadouro foi utilizado para alguns eventos públicos.
Mas em 2018 a Câmara Municipal do Porto apresentou um projeto para reviver o matadouro do Porto, mas o tribunal de contas reprovou o projeto dizendo que o modelo de concessão era ilegal, ficando a reconstrução em suspenso.

Vídeo:

Imagens:










Comentários