Lugares Abandonados - Sanatório Grandella


Na freguesia de Cabeço de Montachique, em Loures podemos encontrar mais um sanatório abandonado e que está em ruínas, mas ao contrário de muitos outros sanatórios este sanatório nunca foi utilizado, que se trata do Sanatório Grandella.
No início do século XX um pouco por toda a Europa enfrentava uma epidemia que se trata da tuberculose, que vitimava milhares de pessoas, para combater a tuberculose foram criados vários sanatórios em lugares com ar fresco e na maioria dos casos ar montanhosos.
Cabeço de Montachique era uma zona que era apreciada com bons ares e em 1918, Francisco de Almeida Grandella mandou construir um edifício para o internamento e tratamento da tuberculose, o projeto continha quartos para 36 doentes, quartos para vigilantes, uma grande cozinha, refeitório, varandas de cura, farmácia, sala de pensos, arrecadações, banhos, forno crematório para pensos, desinfeção e enfermaria de isolamento, para além disso também seria criada 14 moradias independentes.
Mas com a falta de dinheiro as obras pararam, mas Cabeço de Montachique continuou a ser frequentada pelos doentes de tuberculose.
Com o avanço da medicina e os novos tratamentos para a tuberculose, o Sanatório Grandella foi posto à venda, acabando por ficar em ruínas.
Em 2006, Inácio Roseiro comprou o sanatório com o objetivo de construir um lar de idosos mas mudou de ideias e começou a pensar em construir um centro de congressos mas mais tarde surgiu a ideia de construir um hotel, mas até aos dias de hoje nada foi feito.


Vídeo:


Imagens:











Comentários

  1. Para evitar a destruição de memórias e das ruínas do Sanatório Grandella:

    https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT96310

    ResponderEliminar

Enviar um comentário