Lugares Abandonados - 7ª bateria do Regimento de Artilharia da Costa



Em Setúbal podemos encontrar um antigo local militar que tinha a missão de defender a costa entre Lisboa e Setúbal e nos dias de hoje se encontra abandonado, que se trata do 7ª bateria do Regimento de Artilharia da Costa.
A artilharia da costa remonta ao século XIV, na altura foram usada bocas de fogo para defender Lisboa contra um ataque da esquadra naval castelhana.
Durante os séculos que passaram foram instaladas mais bocas de fogos em inúmeras fortificações ao longo da costa portuguesa.
Em 1911 a artilharia da costa se individualizou como um dos ramos da Arma da Artilharia do Exercito Português.
Durante a segunda guerra mundial a artilharia da costa reforçou a defesa da costa.
Depois da segunda guerra mundial a artilharia da costa é dividido em dois setores, uma conhecido como norte, que defendia o rio Tejo e o porto de Lisboa e outra como sul, que defendia o Rio Sado e o Porto de Setúbal.
Com a desativação de várias baterias de costa independentes, o Regimento de artilharia da Costa passou a ser a única artilharia da costa do exército português.
Com a urbanização da zona onde estava instaladas as baterias, as mesmas foram fechando durante o tempo e sendo abandonadas, foi isso que aconteceu com a 7ª bateria do regimento de artilharia da costa, que está em degradação e foi vandalizada.

Vídeo:

Imagens:









Comentários