- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
No Parque Nacional da Peneda Gerês, mais precisamente no concelho Terras de Bouro podemos encontrar vários pontos de visita, entre eles dois santuários, que se trata do Santuário de São Bento da Porta Aberta e do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, que ficam a quinze quilómetros um do outro.
Santuários São Bento da Porta Aberta
Na Freguesia de Rio Caldo podemos encontrar o Santuário de São Bento da Porta Aberta, que é o segundo maior e mais visitado santuário de Portugal, recebendo uma média de dois milhões e meio de peregrinos, vindo de todo o país, em 2015 o santuário foi elevado a basílica menor, para além da igreja podemos visitar a cripta.
O Santuário de São Bento da Porta Aberta recebeu esse nome porque as portas estão sempre abertas para servir de abrigo aos viajantes.
O Santuário de São Bento da Porta Aberta recebeu esse nome porque as portas estão sempre abertas para servir de abrigo aos viajantes.
São Bento, foi o monge que fundou a Ordem Beneditina que depois do monge tornar-se santo passou a der conhecida com Ordem de São Bento, o monge tornou-se santo porque São Bento venceu duas ciladas do diabo, numa das ciladas, um discípulo ofereceu um pedaço de pão que o santo sabia que estava envenenado, deu a um corvo que aparecia naquele local que levou-o para longe, na outra cilada alguém ofereceu-lhe vinho que São Bento sabia que também estava envenenado, este e outros acontecimento da vida de São Bento podemos ver em azulejos por volta da Cripta.
Azulejos da vida de São Bento
Em 1615 foi construída uma capela dedicada a São Bento, que durante 265 anos, recebeu muitos devotos e em 1880 iniciou-se obras para construir o atual santuário, concluídas em 1895.
Durante o século XX o santuário recebeu milhões de peregrinos por ano, construindo algumas infraestruturas, como parque de estacionamentos, pequenos estabelecimentos comerciais e um hotel.
Em 2002 foi inaugurado a Cripta de São Bento da Porta Aberta, que fica próximo da igreja e em volta do recinto podemos encontrar azulejos com a vida de São Bento.
Cripta de São Bento
Em 2013 o santuário foi alvo de obras para receber a classificação de basílica.
Em 2015 na celebração dos 400 anos o Santuário de São Bento da Porta Aberta foi elevado a basílica menor.
Na loja podemos encontrar objetos deixados por devotos que tiveram problemas de saúde e as promessas que fizeram.
A Romaria principal do santuário ocorre entre os dias 10 a 15 de Agosto, nos dia 21 de Março, 11 e 12 de Julho realiza-se outras romarias.
Igreja de São Bento da Porta Aberta
Perto do São Bento da Porta Aberta podemos encontrar a albufeira da Caniçada, um local que cria uma beleza singular que aproveitada para fazer uma praia fluvial e uma pequena marina.
A Albufeira da Caniçada é aproveitada para realizar alguns desportos náuticos.
No verão a albufeira recebe vários banhistas locais e pessoas que alugam casas para passar férias na Serra do Gerês, sendo a praia fluvial mais concorrida do local.
Albufeira da Caniçada
A alguns quilómetros da Albufeira da Caniçada, na freguesia de Santa Maria do Bouro, podemos encontrar o Santuário da Nossa Senhora da Abadia, um santuário que está escondido na Serra do Gerês, cercado por uma vegetação verde e um pequeno ribeiro que possui uma cascata.
O Santuário da Nossa Senhora da Abadia é considerado por muitos o mais antigo santuário mariano, que teria sido construído entre os séculos VII e VIII, que naquele tempo era um santuário primitivo.
Por volta do ano 883, o santuário era conhecido como Mosteiro das Montanhas, nos dias de hoje não existe vestígio do santuário primitivo.
Segundo a lenda, no século XII o Frei Lourenço e o seu companheiro Paio Amado viram uma luz misteriosa e no meio dum penedo encontraram uma imagem da Virgem Maria que estava desaparecida desde a invasão árabes, após dessa descoberta a imagem foi levada para o Mosteiro de Santa Maria do Bouro.
No século XVIII foi construído o templo atual, substituindo a ermida medieval.
Em 2016 o Santuário foi classificado como imóvel de interesse público.
No santuário podemos encontrar uma gruta que no interior se encontra uma imagem da Nossa Senhora da Abadia e um museu.
A principal romaria do santuário ocorre no dia 15 de Agosto.
Santuário da Nossa Senhora da Abadia
Ainda na freguesia de Santa Maria do Bouro podemos encontrar o antigo Mosteiro de Santa Maria do Bouro, que atualmente é uma pousada.
O mosteiro foi construída no meio do século XII seguindo a ordem de São Bento, em 1195 o mosteiro deixa a regra beneditina mudando para a regra de Cister, sob a invocação da Nossa Senhora da Assunção.
A partir do século XV o mosteiro foi degradando-se chegando ao estado da quase ruína.
No final do século XVI o mosteiro foi restaurado e foi melhorado.
Mas em 1834 com extinção das ordens religiosas o mosteiro teve o mesmo destino de tantos outros, acabando por ser abandonado.
Em 1958 o Mosteiro de Santa Maria do Bouro foi classificado como imóvel de interesse público.
Em 1986 a Câmara Municipal de Amares adquire a igreja do mosteiro.
Em 1989 a outra parte do mosteiro é comprada pela Pousadas de Portugal para construir uma pousada na parte do dormitórios e do claustro.
Em 1997 a Pousada de Santa Maria do Bouro foi inaugurada com 34 quartos, um restaurante, um bar e esplanada e piscinas para adulto e crianças.
Mosteiro de Santa Maria do Bouro
Imagens:
Comentários
Enviar um comentário