Lugares Abandonados - Palácio da Comenda



Numa das encostas da Serra da Arrábida, muito perto de Setúbal podemos encontrar um palácio que está abandonado á espera de um novo dono que é o Palácio da Comenda.
Construído no século XVIII, para ser a residência de uma alta realeza europeia, sendo abandonado no século XIX ficando em ruínas.
Mas no século XX, já na época do estado novo, o palácio foi comprado pelo conde D'armand, um conde francês e mandou reconstruir o palácio com um projeto de Raul Lino, considerado por muitos o arquiteto mais notável do século XX.
Em 1963, o conde D'armand convidou Jaqueline Kennedy, viúva de John Kennedy, que tinha sido assassinado recentemente, e os seus filhos para refugiar-se no Palácio da Comenda, alguns especialistas dizem que Jaqueline nunca esteve no palácio nem teria sido convidada, contrariando esta história.
Depois disso a propriedade pertenceu a António Xavier de Lima, um empresário de Setúbal até 2009, ano que António morreu deixando para os herdeiros, que colocaram o palácio à venda por 45 milhões de Euros.
Em 2016, o Palácio da Comenda candidatou-se para ser monumento nacional.
Atualmente o palácio se encontra em degradação, com as janelas e portas partidas, os azulejos se encontra partidos e grafitados, as escadarias estão em risco de ceder, as paredes foram vandalizadas e o palácio foi saqueado por ladrões.
Há quem diga que o Palácio da Comenda está assombrada.

Vídeo:


Imagens:










Comentários