História de Portugal - A Guerra Civil (6º parte)


Em Abril de 1834 ocorreu uma nova batalha entre Absolutistas e Liberais em São Bartolomeu de Messines que foi a Batalha de Sant'Ana.
Nessa batalha os absolutistas desesperados atacam as forças liberais com artilharia e as forças absolutistas começaram a dominar a batalha e forçaram a retirada dos liberais.
Em maio travou-se a ultima batalha da guerra Civil, que foi a batalha da Asseiceira perto de Tomar, em que se os absolutistas vencesse esta batalha iriam invadir Lisboa, por isso utilizaram a força máxima que possuía naquela zona do país, no lado dos absolutistas estava D. Miguel e no lado dos Liberais estava D. Pedro IV, os absolutistas atacaram os liberais, que contra-atacaram fazendo vários mortos e feridos, obrigando D. Miguel e o Visconde de Montalegre recuar que refugiaram em Évora Monte deixando 1400 soldados nas mãos dos liberais que os fizeram prisioneiros.

Batalha da Asseiceira

Alguns dias depois D. Miguel reconhecendo que tinha perdido a guerra civil aceitou receber os liberais.
Os liberais fizeram a proposta de a rendição de D. Miguel e das forças absolutistas, a amnistia de todos os crimes políticos desde 1826 e que D. Miguel abandonasse a península ibérica nos próximos 15 dias e os D. Miguel propôs que os amnistiados pudessem sair livremente do reino, que os liberais não perseguissem mais os apoiantes de D. Miguel e que o seu filho pudesse receber uma pensão vitalícia, a proposta foi aceite e assinada na conhecida convenção de Évora Monte.
Depois da convenção, D. Miguel partiu para Itália, depois viveu em Inglaterra e por fim para a Alemanha, onde 1866 morreu, sem nunca ter conseguido voltar a Portugal.
No Algarve durante quatro anos as forças absolutistas tentaram continuar a guerra civil mas os absolutistas acabaram por morrer.
Os portugueses queriam que D. Pedro IV assumisse o trono, mas D. Pedro que sabia estar condenado à morte devido à tuberculose, abdicou o trono para a sua filha D. Maria II.
Depois de milhares de mortos e muita destruição este foi o fim da Guerra Civil.

Comentários