História de Portugal - Guerra Civil (5ª parte)


Depois da batalha do Cabo de São Vicente as forças liberais partiram para Lisboa e na Cova da Piedade as forças liberais e as forças absolutistas voltaram a enfrentarem-se.
As forças liberais superaram as forças absolutistas que foram forçados a retirar-se do campo de batalha e a refugiar-se no Castelo de Almada, no dia seguinte as forças liberais invadiram o castelo e mataram o general Teles Jordão, esta batalha marcou o fim das esperanças dos absolutistas de conter as forças liberais.
Nessa noite os elementos políticos e os apoiantes de D. Miguel decidem retirar-se de Lisboa, sem defender Lisboa, 
No dia seguinte na cidade do Porto as forças absolutistas que estavam desesperados lançaram o ataque mais violento do cerco, como resposta as forças liberais contra-atacaram e venceram as forças absolutistas, ao ver esta derrota D. Miguel ficou irritado, porque pensava que seria uma vitória estrondosa e retirou-se, no dia seguinte D. Pedro partiu para a Lisboa.
Alguns dias depois D. Miguel e as forças absolutistas que restavam na zona do Porto partiram para sul ao encontro das forças liberais para mais um embate que deu a vitória aos liberais e essa vitória ditou o fim do Cerco do Porto.
A cidade do Porto estava destruída e praticamente em ruínas, e os liberais começaram a reconstruir a cidade,

Ruínas do Mosteiro da Serra do Pilar

Com o levantamento do Cerco do Porto e a ocupação de Lisboa pelos liberais, D. Miguel e as forças absolutistas estabelece a corte em Santarém.
Em Novembro ocorre mais uma batalha, agora em Alcácer do Sal, em que os absolutistas empurraram as forças liberais para um terreno cheio de lodo e os liberais sem conseguirem reagir as forças absolutistas atacaram e derrotaram as forças liberais.
No início de 1834 em Pernes, perto de Santarém ocorreu mais uma batalha entre forças liberais e forças absolutistas, em que as forças liberais apanharam de surpresa as forças absolutistas que foram obrigados a retirar-se.

Batalha de Almoster

Um mês depois as forças absolutista e as forças liberais voltaram-se a encontrar em Almoster, também perto de Santarém, onde as forças liberais dizimaram as forças absolutistas que só não foi pior porque as forças absolutistas retiraram-se.
Nesta altura a força absolutista perdiam a esperança de reconquistar Lisboa.

Continua…

Comentários