- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Na freguesia de Santa Cruz da Trapa, no concelho de São Pedro do Sul, podemos encontrar um solar que está abandonados e em ruínas que se trata do Solar dos Malafaias.
Este solar foi construído na segunda metade do século XVIII, pertencendo à família Malafaias, uma família nobre de Várzea, em Arouca, instalaram-se na região de São Pedro do Sul, nesse mesmo século.
O solar dos Malafaias tinha uma planta retangular, com traços do prestigiado arquiteto Nicolau Nasoni com o Brazão dos Malafaias numa das fachadas, o interior estruturava-se em função da cinográfica da escadaria de ligação ao andar nobre.
Para além deste solar, a família Malafaias mandou construir uma outro solar em Serrazes, a cerca de cinco Quilómetros do Solar de Santa Cruz da Trapa.
O ultimo proprietário, Joaquim Telles de Malafaya Freyre d'Almeida Mascarenhas, decidiu mudar-se para Serrazes, porque ficou desgostoso da construção de uma estrada mesmo junto ao solar.
A partir da mudança o solar nunca mais foi habitado, acabando por degradando-se, alguns membros da família partiram para o estrangeiro, outros mudaram-se para as cidades portuguesas e alguns permanecem na região.
Em 1997, foi projetado a reconstrução do Solar, mas o projeto não foi avante.
Em 2003 este Solar foi rejeitado para se tornar património cultural.
Hoje em dia o Solar dos Malafaias se encontra em ruinas e de ano para ano está cada vez pior.
Imagens:
Vídeo:
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Comentários
Interessant!
ResponderEliminar