Recintos Religiosos - Igreja de São Francisco de Évora


Na Cidade de Évora podemos encontrar a Igreja de São Francisco, que era um antigo convento que contem a conhecida e muito visitada Capela dos Ossos, o Núcleo de Museológico e a Coleção de Presépios.
O antigo convento de São Francisco foi construído no século XIII e possivelmente terá sido a primeira casa da Ordem Franciscana em Portugal, neste convento se realizou várias cerimónias importantes entre eles o casamento entre D. Pedro I e D. Constança Manuel.
No final do século XV, o convento foi remodelado e melhorado.
No ano de 1834, o convento sofreu uma crise sem precedentes devido à extinção da Ordens Religiosas em Portugal e o convento caiu em ruina, salvando-se o templo e a Capela dos Ossos.

O Templo


Construído no século XV, durante a remodelação do convento, o templo da Igreja de São Francisco é considerado um dos templos mais impressionantes de Portugal, possui dez capelas laterais, composta por retábulos de talha dourada e policromada e de estuque.
No Batistério está a pia batismal proveniente da antiga igreja de São Pedro e uma representação do batismo de Cristo no Jordão, feita em cortiça, que veio do antigo Convento Santa Mónica.
Na capela-mor possui um retábulo em mármore do século XVIII, expondo as imagens de São Francisco e São Domingos.
Possui a capela da Ordem Terceira e a capela de São Joãozinho.

Imagens do Templo:






















Núcleo Museológico e Coleção de Presépios


A Câmara Municipal de Évora em 2014 iniciou obras de recuperação da Igreja de São Francisco onde reconstruiram os antigos dormitórios para um museu.
Em 2015, a recuperação ficou concluída e apresentaram uma coleção de arte sacra no Núcleo Museológico e no restante espaço apresentaram uma coleção de presépios.

Imagens do Núcleo Museológico e da Coleção de Presépios:






















Capela dos Ossos


Podemos também encontrar a famosa Capela dos Ossos, que é considerada um dos monumentos mais importante da cidade de Évora e também é considerado um dos lugares mais assustadores do mundo, porque muitas pessoas não têm coragem de entrar na capela devido á presença de ossos humanos na capela.
A capela foi construída no século XVI, por iniciativa de três frades que revestiram as paredes com ossos de habitantes de Évora.


Imagens da Capela dos Ossos:

















Nota: O Vídeo só sairá amanhã

Comentários