Recintos Religiosos - Capela de Nossa Senhora da Lapa(Vieira do Minho)


Na freguesia de Soutelo, em Vieira do Minho, podemos encontrar a capela mais estranha de Portugal que se trata da Capela de Nossa Senhora da Lapa, uma capela construída numa gruta sobre um penedo.
Esta capela foi construída em 1694 a mando de João Gonçalves e sua esposa Margarida da Silva, com um desenho arquitetónico simples e moldado por duas janelas e com a imagem de Nossa Senhora da Lapa.
Em 1758, a Capela de Nossa Senhora da Lapa foi referida nas "Memórias Paroquiais" um inquérito realizado pelas paróquias de Portugal.
No dia de 10 de Junho de 1805, reuniram-se nesse local mais de 500 peregrinos, isso obrigou ao abade Rodrigues Ramos a ordenar a construção de um altar.
Em 1851, o padre José Maria Machado melhorou a capela com um quadro encaixilhado, várias soluções decorativas e escreveu no teto "Rogai por nos consoladora dos aflitos rainha dos anjos estrela da manhã".
Em 1898, colocaram uma porta em grade, na entrada da capela.
A lenda desta capela é quase igual à lenda do Santuário da Nossa Senhora da Lapa em Sernancelhe, a diferença é que a pastorinha foi chamar o pai para mostrar a imagem da nossa senhora que tinha aparecido e a imagem continuava lá e a história espalhou pela região.
No segundo fim de semana de Julho ocorre a romaria em honra da Nossa Senhora da Lapa.

Vídeo:

Imagens:








Marcos Martins

Comentários