Lugares recuperados de Portugal - Casa das Pedras Parideiras



Localizado na aldeia de Castanheira, em Arouca, podemos encontrar um espaço que foi recuperado para ser um centro interpretação das pedras parideiras que se trata da Casa das Pedras Parideiras.
As Pedras Parideiras são várias rochas de granito claro que apresenta pequenas pedras cinza escura, acabando por a solta, por isso é conhecida por «Pedra que pare pedra», estas pequenas pedras varia entre 1 a 12 centímetros, esta rocha estende-se por um quilómetro quadrado e segundo especialistas esta pedra poderá ter cerca de 320 milhões de anos.
Para construir a Casa das Pedras Parideiras, a Câmara Municipal de Arouca comprou uma casa que estava num importante ponto estratégico para construir um centro de interpretação das pedras parideiras e em 2012 abriu ao público.
Na Casa das Pedras Parideiras têm a receção e a loja onde podemos ter informação sobre o centro e onde podemos comprar produtos regionais, tem um auditório de 30 lugares, tem um afloramento rochoso coberto e um afloramento rochoso de céu aberto.
Este local tem visitas guiadas pelo Centro Interpretação, á casa e pelos locais próximos da Casa das Pedras Parideiras.
Também tem atividades para crianças, famílias e adultos.

Vídeo:



Imagens:














 Marcos Martins 

Comentários