Recintos Religiosos - Mosteiro de São João de Tarouca


No distrito de Viseu, mais precisamente em Tarouca podemos encontrar podemos encontrar o Mosteiro de São João de Tarouca.
Atualmente do mosteiro original existe a igreja que graças à união dos moradores da freguesia não foi destruída e preservada durante o tempo, e também podemos visitar as ruínas do resto do Mosteiro.

Interior do Mosteiro

Em 1154, se iniciou a construção do mosteiro este que seria o primeiro mosteiro masculino da ordem de cister em Portugal, terminando no inicio do século XIII
No século XVII, a fachada do mosteiro foi reconstruida devido ao mau estado que a fachada estava e no século XVIII, o mosteiro foi ampliado com a construção de novos edifícios.
Mas em 1834, o mosteiro foi abandonados pelos monges da ordem de cister por causa da extinção das ordens religiosas.
Durante os anos que passaram o mosteiro foi vendido por hasta publica mas as pessoas de São João de Tarouca não deixaram vender a igreja e tornaram a igreja paroquial de São João de Tarouca, mas não conseguiram evitar a venda dos edifícios que pertenciam ao mosteiro sendo vendida, os proprietários tornaram os terreno como uma pedreira, nos dias de hoje as pedras do mosteiro estão nas casas da aldeia, esta pedreira durou até ao inicio do século XX, depois disso os edifícios pertencentes ao mosteiro está em Ruínas.
Entre 1998 e 2007, as ruínas dos edifícios do mosteiro passou por uma exploração arqueológicas.
Em 2009, o Mosteiro de São João de Tarouca foi classificado como Monumento Nacional.
Em 2013, foi fundado o museu na frente do mosteiro com objetos encontrados na exploração arqueológica.



Túmulo de D. Pedro Afonso, 3º conde de Barcelos

Entrada das Ruinas do mosteiro

Ruinas 

Banco dos padres 

Museu de São João de Tarouca 

Imagem panorâmica do Mosteiro





Marcos Martins

Comentários