Lugares recuperados de Portugal - Moinhos da Barrosa


Localizado na freguesia de Mansores, em Arouca, encontramos um lugar que foi recuperado para incluir numa rota pedestre que foi inaugurada no dia 8 de Abril deste ano.
Até ao momento estão dois moinhos recuperados e os restantes estão em ruínas, este local está escondido no meio da floresta e para encontrar o local é preciso seguir um caminho pedestre e chega ao primeiro moinho, e a partir dai encontramos uma bela paisagem da natureza.
Antigamente as pessoas levavam milho, aveia, cevada e outros cereais para os moinhos para moer, transformando em farinha e depois faziam pão com a farinha.
As mós dos moinhos trabalhavam com a água e moíam os cereais.
Depois com o passar dos anos e a evolução das máquinas, os moinhos começaram a funcionar com a eletricidade e as pessoas começaram a moer os cereais nas próprias casas, isso obrigou os donos dos moinhos a abandonar estes moinhos, causando a destruição dos moinhos.
Mas a freguesia de Mansores com apoio da Câmara de Arouca, decidiram reconstruir alguns moinhos e limpar a área para recuperar caminhos antigos para adicionar.
Este projeto esteve em risco de ser destruída porque no dia 15 de Outubro um incêndio atingiu a freguesia e esteve a poucos metros do local, mas os bombeiros impediram que o incêndio atingisse o local, conseguindo acabar o projeto a tempo da inauguração do percurso pedestre e deram-lhe o nome de «Trilho das Levadas».


Vídeo

Imagens


















Marcos Martins

Comentários