História do povo - Os tempos modernos (ultimo)


Com o regime liberal, alguns países decidiram acabar com a monarquia e criar a república, inspirando-se na França, muitos países conseguiram, mas outros não.
Após a criação da república tudo parecia que a maneira que os presidentes governava ia correr bem, mas a crise após a 1ª guerra mundial levou aos militares a se revoltarem contra a república, provocando um golpe militar, que deu resultado à ditadura militar.
A ditadura militar era um regime antidemocrático que acabou com a liberdade do povo, as pessoas ficaram com medo, o chefe de governo para controlar as pessoas, criou uma polícia secreta que sem ninguém saber estava a ouvir se as pessoas falavam bem ou mal da ditadura, aquelas pessoas que falavam mal iam presos, as pessoas que cometiam crimes graves iam presos e nunca mais apareciam, o que acontecia era que esses prisioneiros eram levados à beira mar, eram mortos pela policia e atirados ao mar, mas a ditadura ficou também conhecida pelo aumento da economia e de desemprego.
Mas o as pessoas sentindo-se prisioneiras da ditadura, revoltaram-se contra a ditadura, em alguns países voltaram ao regime monárquico e outros adaptaram a ideia de democracia, em que as pessoas votavam o governo que queiram, mantendo até aos dias de hoje.
A nível industrial, as máquinas evoluíram sendo motorizadas e atualmente muitas máquinas são robotizadas.
As comunicações evoluíram, antigamente as pessoas para comunicar para o outro lado do oceano, demoravam vários dias, por vezes um mês, para chegar a mensagem, hoje em dia com a criação de vários meios de comunicação, as mensagens demoram segundos a chegar ao outro lado do mundo.
Os meios de transportes também evoluíram, tal como a tecnologia e as construções.
Na idade da pedra as pessoas viviam desconfortáveis e sem condições, hoje em dia as pessoas vivem confortáveis, o mundo viveu vários regimes desde impérios até repúblicas, desde trabalho duro até ao trabalho robotizado, desde os transportes de animais até aos transportes motorizados, esse foi a história do povo.

Fim





Marcos Martins 

Comentários