História de Portugal - A chegada á Índia


Em 1461, Diogo Gomes e António da Noli descobrem mais ilhas de Cabo Verde, no ano seguinte Diogo Afonso descobre as cinco ilhas mais ocidentais.
Em 1471, João de Santarém e Pêro Escobar encontram a Costa da Mina, chegam à região do Cabo Três Pontos, no Gana e o Delta de Níger na Nigéria.
Em 1472, chega a Benim e nomeia a área de Lagoa de Lagos na Nigéria, nesse ano e no ano seguinte Fernão Pó explora o Golfo da Guiné.
No ano de 1473, Lopo Gonçalves descobre o Cabo Lopez no Gabão, sendo ele o primeiro a passar a linha do equador, chegando ao hemisfério sul e em 1475, ele com Rui Sequeira chegam ao Cabo de Santa Catarina, no Gabão.
Em 1477, D. Afonso V invadiu Castela com o intuito de se tornar rei de Castela mas é derrotado e obrigado a regressar a Portugal.
Em 1479, Portugal e Castela assinam o Tratado de Alcáçovas, em que determina o controlo dos Açores, Guiné, Madeira, Elmina e Cabo Verde para Portugal e as Ilhas Canarias para Castela.


Em 1481, D. João II toma posse do reino após D. Afonso V abdicar do trono, que acabaria por morrer nesse ano.
Em 1482, Diogo Cão chega ao Rio Gongo onde coloca o primeiro Padrão de Pedra, substituindo a tradicional cruz de madeira.
Entre 1484 e 1486, Afonso de Paiva, Duarte Pacheco Pereira e José Vizinho contactam o Reino de Benim onde a presença de pimenta indicia a proximidade da Índia.
Entre 1485 e 1486, segunda viagem de Diogo Cão leva Martin Behaim como cosmógrafo, passa o Cabo Padrão (Cabo Cross) e terá chegado a Walvis Bay, na Namíbia.
Em 1487, Gonçalo Eanes e Pêro de Évora sobem o rio Senegal numa expedição ao interior africano até Tucurol e Timbuctu e Afonso de Paiva e Pêro da Covilhã partiram de Lisboa, viajando por terra em busca do reino do Preste João, na Etiópia.
Em 1487 e 1488, Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança, sendo o primeiro a passar para o Oceano Indico e conseguindo um grande passo para chegar á Índia.
Em 1494, é assinado o Tratado de Tordesilhas em que divide o mundo a dois, de um lado para Portugal e outro lado para Espanha.


Em 1495, D. João II morre com suspeitas de envenenamento e para seu lugar o trono passou para as mãos de D. Manuel I, devido a ser filho adotivo de D. João II e não ter herdeiros.
Em Julho de 1497, Vasco da Gama inicia a sua viagem para a Índia e em Maio de 1498, Vasco da Gama é o primeiro homem a atingir a Índia.




Marcos Martins

Comentários