Curiosidades M87 - António de Oliveira Salazar, seus defeitos e suas qualidades


António de Oliveira Salazar ficou conhecido por ser Presidente do Conselho de Ministros, atualmente é designado por primeiro-ministro, e também ficou conhecido pelos seus defeitos e pelas suas qualidades feitas durante os trinta e seis anos e dois meses que esteve no governo.


Defeitos
Pide
A PIDE foi criada para controlar os portugueses que falavam contra o Estado Novo, a essas pessoas a PIDE prendia, mas havia pessoas que eram presas e nunca mais aparecia porque a PIDE os matava, isso obrigou muitos portugueses a fugir para o estrangeiro e ai falavam mal do Estado Novo. Para evitar este defeito António de Oliveira Salazar deveria de prender as pessoas e não deveria de matar as pessoas.


Guerra Colonial
Outro grande defeito foi começar a guerra colonial, porque as instituições internacional pediu que o mundo inteiro fosse descolonizado pelos respetivos países mas o Governo Português recusou descolonizar as suas terras em África causando uma grande revolta dos povos das colónias de África e isso obrigou o governo português mandar soldados para combater os cidadãos revoltados, uma guerra que matou milhares de pessoas. Para evitar a guerra colonial o governo português deveria de descolonizar as colónias portuguesas como fizeram muitos países.


O Conflito com Aristides de Sousa Mendes
Durante a segunda guerra mundial com medo de uma enorme invasão de judeus António de Oliveira Salazar proibiu a entrada de judeus em Portugal, clandestinamente o cônsul Aristides de Sousa Mendes deu vistos a vários judeus para entrar em Portugal, ao saber disso Salazar processa-o disciplinarmente que durou até à morte de Aristides, que morreu na penúria e abandonado pelo governo. Nesta situação Salazar deveria de ter dado um número limite de refugiados que aceitava no país e assim não haveria nenhum conflito com Aristides.


Qualidades
Economia
António de Oliveira Salazar para aumentar a economia de Portugal usou os impostos e cortou nas despesas de educação, de saúde e de assistência social, mas o que levou a melhoria da economia foi a política de exportação que ocorreu durante a segunda guerra mundial, em que Portugal não participou, para além disso as obras públicas aumentaram com a construção de escolas, hospitais, barragens e outros inúmeros edifícios públicos.

Reservas de Ouro
Com o aumento da economia as reservas de ouro aumentaram em Portugal e chegou a números nunca registrados e o trabalho em minas volfrâmio e a sua exportação vieram trazer mais dinheiro que vinha em ouro para Portugal.

Neutralidade na Segunda Guerra Mundial
Com o inicio da Segunda Guerra Mundial, António de Oliveira Salazar decidiu manter-se neutro, com isso veio beneficiar a economia, evitar a destruição do país contra possíveis rivais e levou ao aumento da exportação.




Marcos Martins

Comentários