Curiosidades M87 - A magia e o mistério da Quinta da Regaleira



No centro histórico de Sintra a Quinta da Regaleira é um lugar mágico e misterioso que está aberto ao público para visita.


Não se sabe o ano certo que a Quinta da Regaleira foi construída, a primeira data que há registro é o ano de 1697, que pertencia a José Leite que para além desta quinta tinha mais terreno à sua volta.
Durante as história a quinta teve vários proprietário, em 1715 a quinta pertenceu a Francisco Albertino Guimarães de Castro, em 1840, a quinta pertenceu a Ermelinda Allen de Almeida, em 1892, a quinta foi adquirida por António Augusto de Carvalho Monteiro e atualmente pertence à Câmara Municipal de Sintra.


A Quinta da Regaleira possivelmente já pertenceu à maçonaria devido a várias estruturas construídas na quinta, um dos locais que possivelmente seriam feitos rituais era o Poço Iniciático, o poço tem uma escadaria espiral sustentados por colunas, a escadaria com nove patamares que contem símbolos maçónicos e quinze lanços de escadas invocando a Divina Comédia de Dante, este poço tem ligações a várias galerias ou tuneis que dão acesso a outros pontos da Quinta.
Também podemos encontrar o patamar dos deuses composto por nove estátuas de deuses gregos e romanos, a Capela da Santíssima Trindade, as grutas e a Torre da Regaleira.




Entrada do labirinto










Marcos Martins



Comentários