História de Portugal - O nascimento de Portugal


D. Afonso Henriques pretendia que o condado tornasse um reino e para isso acontecer queria reconquistar mais territórios ocupados pelos mouros e começou a batalhar contra os mouros na fronteira mais a sul do Condado Portucalense e contra os galegos a norte do Condado Portucalense.



Para não perder territórios para os mouros, em 1135, D. Afonso Henriques mandou construir um castelo entre Coimbra e Santarém num alto dum monte um pouco a sul do rio Liz, a essa região chamou Leiria, no comando do castelo D. Afonso Henriques colocou o senhor D. Paio Guterres, Leiria acabou por sendo povoada de seguida, em 1937, Leiria foi invadida por mouros aproveitando que D. Afonso Henriques estava a tentar conquistar território na Galiza, após tentar resistir D. Paio Guterres e os seus homens se retiraram de Leiria.


Ao saber da invasão, em 1139, D. Afonso Henriques decidiu atacar território dos mouros, foi na Batalha de Ourique que tudo começou, nessa batalha os mouros estavam em maioria, para além dos soldados mulheres e escravos estavam ao lado dos mouros mas no final essa batalha deu a vitória às tropas de D. Afonso Henriques.
Após a vitória D. Afonso Henriques auto proclamou-se rei dos portucalense.
Em 1143, o Condado Portucalense e Reino de Leão assinaram um tratado no qual dava a independência do Condado Portucalense.
D. Afonso Henriques mudou o nome do Condado Portucalense para Portugal.




Marcos Martins
 

Comentários